As avaliações anuais não funcionam, não ajudam a melhorar o desempenho da equipa, e como consequência a rentabilidade da empresa!
As 4 estratégias para mudar o sistema, são:
A avaliação de desempenho realizada 1 vez por ano, não é eficaz, Segundo a Gallup, apenas 14% dos profissionais concordam totalmente que as suas avaliações de desempenho os inspiram a melhorar.
A verdade é que a avaliação anual não é adequada à sua finalidade, não serve os colaboradores, nem as empresas, a terem as performances adequadas ao exigente contexto!
O processo de avaliação tem como pressuposto que exista uma reflexão sobre o desempenho ao longo do ano, sendo determinante nesta reflexão observar os talentos e as competências a adquirir, ou seja as áreas de melhoria e desenvolvimento!
Para haver conexão com os elementos da equipa, é determinante o ambiente trabalho e o relacionamento entre líder e liderado, sendo que uma conversa de feedback e feedforward 1 vez por ano simplesmente não ser suficiente.
Em caso de estar a acontecer desvio negativo de desempenho ou de comportamento não faz sentido esperar um ano inteiro para traçar um plano de resolução do tema!
Propomos 4 estratégias para aumentar o desenvolvimento e a performance dos colaboradores, como consequência os resultados operacionais da empresa:
1 > Avaliações 3 vezes por ano, 1 a cada 4 meses
Com metas bem claras e alinhadas com as experiências e cultura da empresa, Uma equipa deve estar alinhada sobre o que é “excelência” e como lá chegar.
Criar reforços positivos e regulares para elogiar quando o colaborador está a fazer um excelente trabalho e fazer perguntas sobre as oportunidades de melhoria e ou sugestões de melhoria quando não está a ir tão bem!
Os colaboradores vão sentir mais apoio, mais pertença à ‘tribo’ e não vão andar à deriva, com a vantagem que criam um espaço para abordar o apoio necessário e uma oportunidade para o disponibilizar, antes que surjam problemas.
2 > Capacitar os managers
É determinante os gestores estarem devidamente formados sobre como comunicar eficazmente com os colaboradores no que diz respeito aos resultados do seu desempenho, é fulcral garantir que recebem formação sobre como fazê-lo e ter o processo bem claro na cultura da empresa!
Conhecer a nossa equipa é a base da pirâmide da alta performance, e isso significa ter conversas verdadeiras e transparentes!
É necessário ter um plano individual de desenvolvimento, e saber quais os seus sonhos e objectivos, onde têm talento e quais as suas paixões, tal como o que não gostam de fazer!
As respostas a estas perguntas são essenciais para explorar os motivadores internos da sua equipa e ser capaz de criar a situação win-win, onde o colaborador vê a ligação entre os seus objectivos e os objectivos da empresa.
A partir daí, ficará mais fácil para os gestores falarem sobre expectativas, definir bom desempenho e progresso.
3 > Feedback honesto
Quando uma ligação é baseada na confiança, cria-se um ambiente onde o feedback honesto pode ser dado regularmente, sem que ninguém se sinta “atacado”.
Ao criar oportunidades regulares de feedback (e também ao procurar feedback da equipa), os gestores modelam os comportamentos de liderança que contribuem para um desempenho verdadeiramente eficaz.
Não há feedback negativo, há feedback descritivo sobre os fatos, sobre os resultados, que foram previamente definidos de forma mensurável, ou feedback sobre os princípios e valores da empresa e o gap de comportamento entre @ colaborador@ e cultura!
4 > O líder é o parceiro responsável (Accountability Partner)
O líder é o responsável por incentivar, por criar o processo e medir o processo regularmente, na mesma medida em que o colaborador é responsável pelo seu desenvolvimento!
É determinante o líder ter um processo claro de desenvolvimento de pessoas, com o máximo de 8 pessoas à sua responsabilidade, e a partir daí criar uma cadeia de responsáveis, cada 1 com 8 colaboradores para desenvolver, nas diversas áreas de desenvolvimento, e são determinantes as seguintes areas:
> Skills Humanas (Princípios e Valores, Desenvolvimento pessoal)
> Skills técnicas (De acordo com as tarefas que executa)
> Skills Sociais (Relacionamento e rede de contactos)
> Skills Físicas (Auto cuidado físico e mental, aumenta a performance)